Sábado, 27 de agosto de 2011
na Universidade de Brasília

 

 







Designer gráfico desde os 17 anos quando já fazia fanzines, o curitibano Alceu Nunes entrou na Faculdade da Cidade, RJ, em 1989, para cursar Design Gráfico, mas só se formou em 1999 em Design de Produto, na Faculdade Belas Artes de São Paulo.

Tocou seu estúdio de design até 1995, quando foi convidado para trabalhar na Abril. Há 16 anos na editora, já participou de vários projetos: em 10 anos levou a Superinteressante ao patamar de uma das mais elogiadas e premiadas revistas do Brasil. Ajudou a criar títulos como Vida Simples, Mundo Estranho, Aventuras na História. Em 2005 esteve à frente da renovação gráfica da marca Capricho, envolvendo a revista, o site, eventos e produtos licenciados. Sempre contribuiu para o treinamento e busca de novos estímulos para os designers dentro da empresa através do Clube de Arte. Foi o criador e curador da exposição Ilustrando em Revista, que percorreu o Brasil com palestras e workshops de ilustradores e diretores de arte.

Atualmente é diretor de arte da revista VIP e professor de design editorial em revista da Miami Ad School desde 2003.

Carioca formado pela Escola Superior de Desenho Industrial (ESDI/UERJ) em 2002, trabalhou na Soter Design atendendo, entre outros clientes, o Comitê Olímpico Brasileiro até 2009, ano da candidatura do Rio de Janeiro à sede dos Jogos Olímpicos de 2016. Atualmente na Tátil Design, é coordenador da conta Rio2016, participando do planejamento e desdobramento da marca.

Dino dos Santos (b.1971) é o fundador da DSType, uma type foundry portuguesa. Licenciado em Design de Comunicação e Mestre em Arte Multimédia, é docente de Estudos de Tipografia na ESAD - Escola Superior de Artes e Design, Matosinhos.

Desenhou tipografías para diversos clientes e publicações internacionais, entre os quais o New York Times Magazine, Newsweek, Le Figaro, Stuff, La Voz de Galicia e La Tercera. Foi galardoado com o Certificate of Excellence in Type Design, atribuido pelo Type Directors Club of New York, e o Creative Review Type Design Awards. O trabalho da DSType tem sido apresentado em diversas publicações, nas quais se inclui as revistas Eye, Computer Arts, Page, Graphic e Slanted, e em livros como One Thousand Fonts, TDC Annual 29, Typographic Design e Fraktur mon Amour. O trabalho da DSType esteve entre os 40 seleccionados para a exposição "Schrift in Form" no Klingspor-Museum em Offenbach, Alemanha, pelo reconhecimento da contribuição notável para o desenho tipográfico.


Eduilson Coan (Curitiba, PR) é formado em Design Gráfico pela PUC Paraná. Sócio do Estúdio Borges, atua como designer gráfico atendendo agências de publicidade. Pela dooType atende clientes na criação de projetos tipográficos customizados e comercializa a Ninfa, tipografia exposta na 3ª Bienal Latino-americana de Tipografia – Tipos Latinos 2008.

Elaine Ramos é diretora de arte e coordenadora das publicações de design na editora Cosac Naify há 7 anos. Neste período já desenvolveu mais de uma centena de projetos gráficos de livros e entre os principais prêmios que recebeu estão o Jabuti de melhor capa (2006), o Prêmio Aloísio Magalhães da Fundação Biblioteca Nacional (2007) e o Prêmio Max Feffer (2008). Já teve também projetos selecionados pelo American Institute of Graphic Arts para a exposição 50 Books/50 Covers em 2007, 2008 e 2009 e pelo Art Directors Club 88th Annual Awards 2009. Paralelamente à atividade na editora, em 2008 desenvolveu (com Daniel Trench e Flávia Castanheira) a identidade visual e o projeto das publicações da 28a. Bienal Internacional de São Paulo e em 2010 lecionou no curso de Design Editorial da pós-graduação lato sensu do Senac.

Fabio Haag é typedesigner e diretor da foundry inglesa Dalton Maag na América do Sul. Já projetou fontes corporativas para Toyota, Nokia, McDonald's e recentemente para O Boticário. Antes de ingressar na Dalton Maag, Fabio fundou a primeira foundry do Sul do Brasil e teve seus projetos expostos em mais de 9 países. É colaborador do site Tipos do Brasil e professor na Perestroika.


Fabio Lopez é carioca de 1978, designer e mestre pela ESDI. Em 2010 fez parte da equipe Tátil que trabalhou na criação da identidade dos jogos Olímpicos Rio 2016. Desde 1998 desenvolve e customiza fontes digitais, e tem projetos de design gráfico apresentados em exposições e publicações no Brasil e exterior. Durante 5 anos integrou a equipe de design da marca Redley, e atualmente trabalha como freelancer em projetos de identidade, tipografia, moda e ilustração. Nas horas vagas pratica design subversivo: em 2007 aprontou uma bela confusão com o projeto 'War in Rio', que lhe valeu 15 minutos de fama e a inimizade da cúpula de segurança do Estado do Rio. Tem um curso de tipografia chamado 'Typofreaks' e dá aula de design e tipografia na PUC-Rio. Em 2010 foi o jurado brasileiro da 4a mostra latino-americana de tipografia Tipos Latinos. Pesquisa o design filatélico e criou para os Correios do Brasil o bloco de Natal de 2010. Fotografa, escreve coisas estranhas e não larga o caderno.

Nascido em 78, desenha desde sempre. Cursou a faculdade de arquitetura até 2001, quando foi convidado a trabalhar no núcleo de design gráfico de uma agência de propaganda, onde adquiriu experiência. Em 2003 começou a desenvolver ilustrações e letterings para diversas marcas de skate e cultura urbana. Em 2004 uniu forças com outros profissionais para formar o LAVA, onde atendeu clientes como Coca-Cola, Claro, Hall's, WestCoast, Void e Nuit, além de produzir peças experimentais para clientes locais. O atendimento focava praticamente todo o mercado de comunicação jovem, fosse ligado ao skate, surf, hip-hop ou dance music. Desenvolveu projetos com as mais variadas demandas, como ilustração, diagramação, fotografia e manipulação, tipografia, caligrafia e identidade visual. Há pouco mais de 3 anos, o grupo separou-se e Frederico criou o CHIBACHIBA.

Hoje conta com clientes como Adidas, Santander Cultural, Fundação Iberê Camargo, Galeria Fita Tape, Galeria Logo, Passport, MTV, revista Vista, além de destinar parte do seu tempo a projetos autorais.

Patrocinador Bold

Patrocinador Bold: Dalton Maag

Patrocinador Light

Patrocinador Light: Ateliê Editorial

Parceiros

Parceiros: Adegraf e Comequetalá

Realização

Realizadores: Tipocracia e Grande Circular


Apoio institucional

Apoio: Universidade de Brasília

Que tal patrocinar o DiaTipo DF? Baixe nossa proposta de patrocínio.