Sábado, 27 de agosto de 2011
na Universidade de Brasília
08h00 credenciamento
08h40 abertura
09h00 Contramão

Fred Antunes

Os bastidores de um projeto gráfico anárquico e a dinâmica tipográfica da Vista skateboard art, uma revista que conversa com os mercados do skateboard e da arte, com incursões inevitáveis por outros micro-nichos da contra-cultura.
Assista

09h40 Tipografia corporativa: a real

Fabio Haag

Com a apresentação de dois cases de design tipográfico corporativo, Nokia e O Boticário, Fabio falará em detalhes sobre o processo de design e os desafios diários como profissional e empresário neste mercado em formação.
Assista

10h20 coffee break
10h40 A tipografia na identidade dos Jogos Olímpicos Rio 2016

Daniel Souza & Fabio Lopez

Daniel e Fabio mostrarão o desafio de criação da marca Rio2016, abordando as questões e escolhas feitas ao longo do processo para que símbolo e, especificamente, lettering estivessem alinhados à estratégia da marca. Do conceito ao resultado final, passando pelas pesquisas e orientações, os designers mostrarão a trajetória da construção da identidade tipográfica dos Jogos Olímpicos Rio 2016.
Assista

11h20 Tipografia & Identidade Visual

debate

Assista

12h00 almoço
14h00 O Estado do Paraná: vantagens de uma tipografia customizada

Eduilson Coan

Em 2005, O Estado do Paraná foi um dos primeiros periódicos nacionais a adotar uma tipografia customizada desenvolvida por brasileiros. Eduilson resgata este case, e as diversas implicações de seu uso, em termos de aumento de espaço e personalidade do jornal.
Assista

14h40 A Letra e o Livro

Elaine Ramos

As questões envolvidas na escolha e na combinação de tipos para um projeto editorial, como a relação com o conteúdo, a legibilidade, o rendimento, a necessidade de hierarquização, etc, serão discutidas a partir de projetos desenvolvidos por Elaine Ramos para a editora Cosac Naify.
Assista

15h20 A Voz dos Tipos

Alceu Nunes

Cada vez mais as revistas buscam força na tipografia para encontrar sua identidade, assim, o trabalho tipográfico no design editorial traz personalidade à publicação e define o tom da conversa com seu leitor. A busca pela fonte perfeita, o refinamento no uso, a legibilidade sem risco.
Assista

16h00 coffee break
16h20 Estes tipos ficam-vos tão bem!

Dino dos Santos

A visão de um type designer sobre o seu próprio trabalho, apresentando as condicionantes do desenvolvimento tipográfico para publicações internacionais e clientes institucionais, assim como a diversidade de abordagens possíveis de estabelecer no trabalho tipográfico.
Assista

17h45 Tipografia & Design Editorial

debate


Assista

18h45 sorteios & encerramento



O DiaTipo é um encontro itinerante de tipografia.
Composto por palestras e debates, o DiaTipo reúne tipógrafos, calígrafos, designers, pesquisadores, profissionais de comunicação visual e demais apaixonados por letras de todo o país. Tudo com transmissão pela Internet.

Patrocinador Bold

Patrocinador Bold: Dalton Maag

Patrocinador Light

Patrocinador Light: Ateliê Editorial

Parceiros

Parceiros: Adegraf e Comequetalá

Realização

Realizadores: Tipocracia e Grande Circular


Apoio institucional

Apoio: Universidade de Brasília

Que tal patrocinar o DiaTipo DF? Baixe nossa proposta de patrocínio.