Maria Helena Werneck Bomeny é mestre e doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo. É designer gráfica, atuando no mercado a mais de vinte cinco anos, com ênfase em projetos editoriais, identidade visual, tipografia, caligrafia. É professora do Centro Universitário SENAC e professora conferencista da Universidade de São Paulo na Escola de Comunicação e Artes.

Maria Helena vem ao DiaTipo Natal falar sobre seu livro Os manuais de desenho da escrita, recém-lançado pela Ateliê Editorial. No livro, Maria Helena faz releitura dos principais manuais de desenho da escrita de quatro épocas consideradas renovadoras – o Renascimento, o Neoclássico, as vanguardas do século XX (com destaque para os trabalhos/manifestos de Jan Tschichold), e o Estilo Internacional ou Suíço e a obra de Emil Ruder (1967) –,oferecendo uma análise das letras no aspecto particular de seu desenho, principalmente em suas relações com os suportes em que elas eram impressas.

Como parte da pesquisa, Maria Helena criou uma linha do tempo com os principais momentos da história da escrita e da tipografia.

A linha do tempo está disponível no blog da Ateliê Editorial em PDF.