Tipocracia : estado tipográfico


O que é · Projeto que tem como princípio estimular e disseminar a cultura tipográfica no Brasil.


Contexto · A tipografia é um dos principais elementos da comunicação visual. Não basta dominar os processos técnicos e ter uma visão meramente estética sobre as peças produzidas. O conhecimento e uso adequado da tipografia são de vital importância para o sucesso de qualquer trabalho de design.

O mercado de design mostra interesse cada vez maior pela tipografia. Prova disso são os eventos culturais ocorridos nos últimos anos acerca desta disciplina. Entre eles estão:

· Tipografia Digital › III Simpósio ADG de Design e Tecnologia, 1999.
· Tipografia Brasilis › FAAP, desde 2000.
· Bienal de Design Gráfico da ADG › desde 2002, com categoria exclusiva.
· DNA Tipográfico › 1º Congresso Brasileiro de Tipografia, outubro de 2003.

Some a isso o lançamento de uma revista especializada em tipografia e caligrafia (Tupigrafia), artigos sobre o assunto publicados nas revistas ADG, abcDesign, Publish, Design Gráfico, e o surgimento de diversas type foundries por todo o país.


O Projeto · O Tipocracia ataca em quatro bases: cursos, palestras, website e lista de discussão, envolvendo desde troca de informações e experiências em ambiente virtual a exercícios práticos e discussões presenciais.

1 · Cursos · Os cursos do Tipocracia buscam aprimorar a prática tipográfica, por meio de um conjunto de apresentações e exercícios dinâmicos relacionados a: percepção das formas, composição, classificação de fontes, história da escrita ocidental, adequação tipográfica a projetos e desenho de alfabetos.

O conteúdo dos cursos foi desenvolvido como complemento à formação acadêmica, sem deixar de contemplar os temas e as necessidades da prática profissional. As didáticas aplicadas são compostas por abordagens teóricas, dinâmicas de grupo, debates e atividades práticas.

2 · Palestras · As palestras são elaboradas de acordo com as necessidades de uma turma ou a relevância de determinado tema para um curso ou evento.

3 · Website · www.tipocracia.com.br · Peça fundamental para realização dos objetivo do Tipocracia, o website reunirá, além da apresentação institucional do projeto, informações gerais referentes a tipografia: type foundries, tipógrafos, bibliografias, artigos, exemplos de aplicação de fontes em projetos gráficos, etc. Os usuários do website terão a opção de receber as informações em um newsletter, assim como serão convidados a contribuir com o conteúdo do projeto.

4 · Lista de discussão · A lista será o principal instrumento de integração dos alunos do Tipocracia, através da troca de informações, experiências, discussão de temas, etc. Os principais assuntos abordados serão publicados mensalmente no website do projeto.


Público Alvo · Estudantes e profissionais de design gráfico, publicidade e comunicação visual, com especial interesse pelo estudo, desenvolvimento e aplicação da tipografia em seus projetos.


Organizador

Henrique Nardi, designer

· Designer Digital pela Universidade Anhembi Morumbi · SP
· Tecnólogo Gráfico pelo SENAI “Theobaldo de Nigris” · SP
· Mestrando em Artes Visuais pela UNESP · SP