Tipocracia

tpc_adesivo_460“Tipocracia – estado tipográfico” é um projeto educativo voltado para a promoção da cultura tipográfica pelo Brasil. Ele teve início em março de 2003 como um curso complementar à formação acadêmica de design. Com o tempo, o Tipocracia cresceu e se desdobrou em novas ações de divulgação, gestão e organização de eventos tipográficos. Em 10 anos, mais de duas mil pessoas participaram dos 135 cursos realizados em 17 estados brasileiros e no exterior.

Ao sediar um curso do Tipocracia pela primeira vez, cada instituição de ensino recebe a doação de um kit com cerca de 15 livros e revistas de tipografia e design gráfico, fornecidos pelas diversas editoras parceiras do projeto. Mais de mil publicações já foram doadas.

De 2008 pra cá, o Tipocracia se envolveu em novas atividades relacionadas à promoção da tipografia: exibição de documentários (Helvetica e Linotype O Filme), gestão de novos cursos ministrados por convidados (Tipocracia Mais), apoio à Bienal Tipos Latinos, criação de um curso de desenho de letras para crianças (Meu Alfabeto), de um calendário de eventos de tipografia, design e arte (AgendaT) e a curadoria da exposição “Caixa de Letras” realizada em Brasília.

O Tipocracia ajudou ainda a organizar os primeiros encontros do DiaTipo e seguiu promovendo o evento duas vezes ao ano. Além das edições de final de ano em São Paulo, o Tipocracia realizou o DiaTipo em Recife (2010), Brasília (2011) e Salvador (2012), trazendo ao Brasil importantes nomes do mundo da tipografia e da caligrafia como Alejandro Paul, Dino dos Santos, Ken Barber e Luca Barcellona.

A vontade de contribuir com a boa prática tipográfica e de despertar nas pessoas a paixão pelas letras sempre esteve presente no DNA do Tipocracia, servindo de fio condutor para as ações do projeto ao longo destes 10 anos.

]t[

H_tpcmanausHenrique Nardi é formado em design gráfico pela Universidade Anhembi Morumbi (2001) e em Tecnologia Gráfica pelo SENAI “Theobaldo de Nigris” (2002). Mestre em Artes Visuais pela UNESP (2005). Professor de Tipografia nos cursos de pós-graduação em Design Gráfico e Design Editorial do SENAC São Paulo. Curador da exposição Caixa de Letras (Brasília, 2011). Diretor da ADG Brasil e organizador do Tipocracia.